Um  bitcoin  é uma  moeda ,  assim como o real ou o dólar, mas bem diferente dos citados. O primeiro motivo e não é possível mexer no bolso da calça e encontrar uma delas esquecida. Ela não existe fisicamente, é totalmente  virtual

O outro motivo e sua transmissão não é controlada por um Banco Central. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que "emprestam" uma capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas como transações feitas.

O processo de nascimento de um bitcoin, chamado de "mineração", os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha, recebe um bloco da moeda.

O nível de dificuldade dos desafios é ajustado pela rede, para que a moeda cresça dentro de uma faixa limitada, que é até até 21 milhões de unidades até o ano de 2140.

Esse limite foi estabelecido pelo criador da moeda, um desenvolvedor misterioso chamado Satoshi Nakamoto. De tempos em tempos, o valor da recompensa dos "mineiros" também é reduzido.

Quando a moeda foi criada, em 2009, qualquer pessoa com o software poderia ter " minerar ", desde que estivesse disposta a deixar o computador ligado por dias e noites. Com o aumento do número de interessados, uma tarefa de fabricar bitcoins ficou apenas com quem tinha super máquinas. Uma disputa aumentou o que quer saber, com hardware dedicado à tarefa, como o Avalon ASIC.

Além da mineração, é possível possuir bitcoins comprando unidades em casas de câmbio específicas ou aceitando uma criptmoeda ao vender coisas. Como moedas virtuais são guardadas em uma espécie de cartaira, criou quando o usuário se cadastra nenhum software.

Depois do cadastro, uma pessoa com um código com letras e números, chamado "endereço", utilizado nas transações. Quando ela quiser  comprar  um jogo, por exemplo, deve fornecer ao vendedor ou o endereço. Como identidades do comprador e do vendedor são mantidas sem anonimato, mas uma transação é registrada sem sistema de forma pública. Uma compra não pode ser desfeita.

Com bitcoins, é possível contratar serviços ou adquirir coisas no mundo todo. O número de empresas que aceitam ainda é pequeno, mas vários países, como a Rússia se movimentam no sentido de "regular" a moeda. Em abril deste ano, o Japão começou a aceitar bitcoins como meio legal de pagamento. O esperado é  até 300 milhes de estabelecimentos no Japão aceitem, até o final do ano, este tipo de dinheiro . 

Por outro lado, países como a China tentam fechar o cerco das criptomoedas, ordenando o fechamento de várias plataformas de câmbio e proibindo a prática conhecida como ICO (ofertas iniciais de moeda), uma espécie de abertura de capital na bolsa, mas feita com criptomoedas ( entenda melhor ).

O valor da bitcoin segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a demanda, maior a cotação. Historicamente, a moeda virtual apresenta alta volatilidade. Em 2014, sofreu uma forte desvalorização, mas retomou sua popularidade nos anos seguintes.

Neste ano, o interesse pela bitcoin explodiu. No dia 1° de janeiro, a moeda era negociada a pouco mais de mil dólares. No início de outubro, já valia mais de 4 mil dólares.

Os entusiastas da moeda dizem que o movimento de alta deve continuar com o interesse de novos adeptos e a maior aceitação. Críticos afirmam que a moeda vive uma bolha — semelhante à Bolha das Tulipas, do século XVII — que estaria prestes a estourar.

1. A bitcoin é anônima?

Apesar de oferecer uma grande quantidade de privacidade, um bitcoin não é anônima e pode sim ser rastreada. Todas como transações ficam registradas em uma extensa lista de dados pública.

2. Qualquer pessoa pode comprar bitcoin?

3. Quanto vale uma bitcoin?

Um bitcoin vive uma melhor fase de sua história. No momento da publicação desta reportagem, ela está avaliada em US $ 8.925,47, o segundo especialista pode aumentar US $ 10.000,47 em 2018.

4. É segura?

Isso varia. Em tese, um bitcoin é segura e seu dinheiro está protegido no ambiente digital. No entanto, você precisa tomar algumas precauções, como manter suas senhas bem protegidas e não cair em golpes da internet.


5. É comum ver hackers chantageando usuários em troca de bitcoins. Porque?

Como dito acima, um bitcoin é uma das formas mais seguras e confidenciais de realizar uma transação financeira. Apesar de ser rastreável, e uma mão de trás da identificação, por algo, não é possível com transações envolvendo dólares, por exemplo.


6. O que é mineração?

Diferentemente do dinheiro real, que é impresso em papel moeda, um bitcoins nasce a partir da mineração. Os mineradores ajudam a rede a manter uma segurança das transações e são recompensados ​​por isso em bitcoins Funciona como um data center descentralizado. Minerar, no entanto, não é nada fácil e exige um alto gasto de energia elétrica.

Copyright BTC RIFA